No dia 28 de dezembro de 1895 foi realizada a primeira seção de cinema. Os irmãos George e Louis Lumière, donos de uma fábrica de filmes fotográficos, conseguiram a façanha de produzir a primeira maquina de filmar. Os primeiros filmes, exibidos nesta seção de 1895, eram simples documentos históricos, extratos do cotidiano apreendidas pelas câmeras dos Lumière; operários deixando a fábrica dos inventores do cinematógrafo, pessoas andando pelas ruas... George e Louis acreditavam que sua invenção não era para ser utilizada como um divertimento, mas com um propósito maior. Era uma conquista científica.
Não
tardou muito para a invenção ganhar o mundo. Seis meses depois ela já
desembarcava em solo brasileiro. Na mesma época eram inauguradas as primeiras
empresas de produção cinematográfica. Os primeiros estúdios de cinema produziam
filmes curtos. Dentro do cinema existiam duas vertentes, os que seguiam os
inventores do cinematógrafo e aqueles que caminhavam lado a lado com Georges
Méliès. Méliès foi um dos grandes nomes do cinema fantástico, o primeiro a
descobrir o potencial da câmera de filmar para contar histórias fantásticas.
Mas
mesmo apresentando o comum, o banal, os filmes dos Lumière apresentavam suas
surpresas. Apresentado em 1896, “A Chegada do Trem à Estação”, causou rebuliço
e estranhamento na plateia ao mostrar um trem se movendo em direção ao
espectador. As pessoas, assustadas, acreditavam que o trem iria sair da tela e
atropelá-las. Diz à lenda que o filme causava correria dentro da sala de
cinema. O mesmo acontecia com o famoso filme de Edwin Porter, “Assalto ao Trem
Robbery”, o primeiro faroeste do cinema (feito por estadunidenses, claro!), onde,
ao final do filme, o próprio Porter surgia, virado para a plateia com revolver
em punho e atirava em direção à plateia (este filme tendo sido lançado sete
anos depois do filme dos Lumière).
2 comentários:
Essa coisa dos Lumière tirar do comum e do banal surpresas, para mim, hoje Tarantino consegue a seu modo, fazer o mesmo. Como em Pulp Fiction, quando Travolta dialoga com Uma Turmann sobre um milk shake - o Milk Shake nunca foi tão interessante quanto Tarantino conseguiu torná-lo.
abraço
Pois é Marcelo,
alguns cineastas conseguem pegar o simples, o que nós vemos todos os dias e transformar aquilo em algo extraordinário. E o Tarantino faz isso como poucos.
Abraço.
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