quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lendo as imagens do cinema

Em breve será iniciada neste blog a série "lendo as imagens do cinema".
Cada indivíduo possui uma maneira única de ler e analisar cada imagem de um filme, de acordo com sua subjetividade. A minha maneira de ler determinados clássicos será exposta aqui, a partir de uma breve análise de cenas isoladas dos filmes selecionados.
Quero deixar claro que esta é a minha maneira particular de ler um filme, que pode não estar de acordo com a maioria (assim como uma crítica feita por um crítico).
Meu intuito ao fazer isso é de unicamente apresentar aos interessados em cinema o que se pode ser feito com um filme, e que cada detalhe, por mais ínfimo que pareça, foi pensado por um cineasta (ou por uma coletividade) para ser apresentado daquela maneira de acordo com uma ideia. Claro que esta ideia pode surgir de maneira diferente na mente do espectador. Aqui é simplesmente para que os espectadores tenham uma visão mais ampla de um filme e passem a indagar não somente a trama, mas também os artifícios de filmagem.
Tive pela primeira vez este confronto com a "leitura das imagens do cinema" com um livro do Michel Marie e Laurent Jullier chamado "Lendo as Imagens do Cinema", onde eles apresentam quadro a quadro determinadas cenas de alguns filmes e fazem um esboço daquilo que seria pretendido ali.

Nenhum comentário: