No dia 7 de agosto de 2011 foi lançado o dia nacional do documentário, a data homenageia o cineasta Olney São Paulo que nasceu neste dia. Para fazer a estreia foi exibido o curta-metragem "Manhã Cinzenta" do cineasta baiano.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Sexta Cinematográfica: Jardim das Folhas Sagradas de Pola Ribeiro
por: Yves São Paulo
Mais um filme desta produtiva safra baiana, "Jardim das Folhas Sagradas" de Pola Ribeiro (atual diretor do instituto de radiodifusão educativa da Bahia) premiado cineasta do estado que, até onde sei, conseguiu concluir este filme que foi exibido no Los Angeles Brasilian Film Festival deste ano saindo vencedor do prêmio de melhor fotografia.
sábado, 23 de abril de 2011
Sexta Cinematográfica: Tarantino's Mind
por: Yves São Paulo
Mesmo sendo sábado, resolvi postar este filme aqui como parte do projeto que havia há algum tempo começado intitulado Sexta Cinematográfica. Este curta-metragem dirigido por Selton Mello e Seu Jorge é um cult da produção curtametragista atual e nele se discute sobre os filmes do Quentin Tarantino em um bar. Vou parar por aqui para não acabar dando spoilers sobre o filme que segue, que acima de tudo é bastante divertido.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Hollywood, A Meca do Cinema
por: Yves São Paulo

Toda vez que uma geração está prestes a chegar ao fim em Hollywood os veteranos dizem as mesmas coisas, "Hollywood já não é mais a mesma" ou "Hollywood já não tem mais o glamour de outrora", pelo fato de que o cinema tem que se transformar para conseguir atrair as novas gerações.

Esta é uma realidade que existe há tempos, já que no longínquo ano de 1936 o jornalista e escritor Blaise Cendrars escreveu em seu livro "Hollywood a meca do cinema" os comentários de pessoas que trabalhavam nos estúdios falando sobre a "crise de estrelas" e o "brilho" que começava a se apagar. Nesta época os veteranos, que se julgavam e eram julgados como as vozes da razão e da experiência no meio cinematográfico, e estavam apenas começando a fazer um novo tipo de cinema, o falado.
O cinema nunca esteve em crise, pelo menos o de Hollywood não. No mesmo livro Cendrars escreve que o mercado norte americano de cinema lucrou no ano do crash da bolsa em 1929, nada mais nada menos que dois bilhões de dólares! naquela época alcançar tal valor financeiro não era fácil, já que os ingressos custavam algo inferior a um dólar. Hoje o mesmo mercado alcança em média seis bilhões de dólares, com ingressos que custam em torno de 1000% a mais do que naquela época*.
O livro de Blaise Cendrars é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais de cinema, já que o cinema da década de 1930 é pouco lembrado, e o livro serve como um registro histórico de quem viu por ter estado lá. Uma curiosidade que aparece na obra é o relato do escritor dos bastidores do ganhador do Oscar "Ziegfeld, O Criador de Estrelas" (Robert Z. Leonard, the great Ziegfeld).
*por isso as estatísticas de filmes que mais lucraram na história do cinema estão erradas, já que se colocarmos filmes como "...E O Vento Levou" e "E.T. o extraterrestre" em uma lista com valores reajustados eles estarão na lista das 10 maiores bilheteria da história.
sábado, 2 de abril de 2011
35 Anos de Taxi Driver
por: Yves São Paulo

22 de março de 1976 chegava aos cinemas brasileiros um dos filmes mais importantes da história da sétima arte, o filme que deixou Martin Scorsese famoso e com o qual ele levou a Palma de Ouro no festival de Cannes, "Taxi Driver".

O filme foi escrito por Paul Schrader alguns anos antes de ser filmado, foi apresentado à outros diretores antes de chegar a mão de Scorsese, mas foi Briam De Palma quem indicou para o escritor quem seria o diretor perfeito para esta produção. E estava certo!
Desde o começo Robert De Niro era a escolha para protagonizar o filme. Ele já havia trabalhado com o diretor anteriormente em "Caminhos Perigosos"(Mean Streets, 1973), mas pelo fato de não ser conhecido pelo grande publico os produtores Michael e Julia Phillips resolveram esperar um pouco para começar a produção, o que foi mais uma escolha certa, pois De Niro havia atuado em "O Poderoso Chefão, parte II" (the godfather part II, Francis Ford Coppola, 1974) com o qual ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante.
Com pouco menos de dois milhões de dólares o filme foi rodado em grande parte perto dos estúdios em Los Angeles, e em alguns pontos em Nova York, para que todos acreditassem que a história se passe na cidade.
O filme conta a história de Travis Bickle, ex-combatente das forças armadas no Vietnam que mora sozinho em Nova York e que não consegue dormir à noite. Ele anda pelas ruas tentando se distrair, andando de metrô, indo a cinemas pornográficos, até que um dia decide ir a uma agência e se tornar um motorista de táxi, e fazer este turismo noturno ganhando dinheiro. Certa noite uma prostituta de doze anos entra em seu carro aparentemente atormentada e querendo fugir de alguma coisa, mas é impedida por alguém que não vemos quem é. Travis vai atrás desta garota e tentar fazê-la sair deste mundo, e é assim que temos um desfecho inesperado e genial.
"Taxi Driver" é mais que um simples filme é um documento que comprova a genialidade de uma geração de cineastas que queriam fazer uma junção de cinema de arte mais altas bilheterias. Este filme obteve um relativo sucesso, apesar de tudo que é considerado politicamente incorreto como prostituição infantil, violência, preconceito racial... Martin Scorsese é um dos poucos diretores que sobraram daquela época, considerada por muitos a ultima era de ouro do cinema, e graças a esta obra de arte ele continua a encantar as platéias nas salas de cinema do mundo todo.
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