terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Denúncia! Brasil Animado X Os Heróis da Galáxia

por: Yves São Paulo

O primeiro filme brasileiro em 3D não é o "Brasil Animado" que foi lançado nos cinemas recentemente e sim um filme feito no interior da Bahia cujo título é "Heróis da Galáxia". Muitas são as produções pioneiras deste país que caem no esquecimento geral da nação, mas para uma cidade que quase nunca tem um evento como este, na época do lançamento do tal filme muito se comentou, até mesmo na TV local.
O filme é uma animação/documentário sobre o espaço, já que a cidade onde ele foi produzido (Feira de Santana) é uma espécie de
pólo astronômico por sediar o único observatório astronômico do norte e nordeste, além de possuir um dos planetários mais avançados do planeta.
Embora se possa encontrar um pedaço do filme no "youtube" não são muitos os artigos sobre esta produção na internet, sendo que o artigo sobre ela no site "wikipédia" foi retirado por algumas pessoas que não acreditavam na legitimidade do filme.
Posso garantir que o filme existe pois até hoje guardo os óculos que foram entregues para todos aqueles que foram assistir ao filme. A partir dele posso colocar algumas informações como: o filme é do ano de 2005, e os personagens foram registrados pela empresa que produziu o filme a Art & Paint.
Sendo assim, toda a propaganda que está sendo feita a favor do filme "Brasil Animado" colocando-o como primeiro filme 3D do país não é verdade, e talvez não seja por má fé, mas por não conhecer o real pioneiro.

2 comentários:

Dorotea disse...

Parabéns, Yves. É uma pena que as coisas aconteçam assim. O trailer tbm foi retirado do youtube. Enfim... vou compartilhar esse link no face. Abs.

Everlan Araujo disse...

Muito bom o texto! Parabéns pela pesquisa. Incrível, mas não se consegue localizar, hoje, nada sobre o filme daqui de Feira de Santana. Nem trailers, nem marcações no google, exceto seu bom texto, achado com certa dificuldade, e o link supracitado. Vou tentar localizar esse filme cá pelas bandas da UEFS. Parabéns.
Abraço.