Depois de ter assistido O apartamento, novo filme de Asghar Farhadi, busquei os outros 7
longas realizados pelo cineasta iraniano. O que, no fim das contas, me chamou
muita atenção não foi a competência do diretor, e sim uma de suas atrizes
recorrentes: Taraneh Alidoosti (ou Alidousti).
Ela participa de 4 de seus filmes: Bela Cidade, Fogos de quarta-feira, Procurando
Elly e O apartamento. Por meio
dessa maratona foi possível ver não só a evolução de Farhadi – cineasta que
mantém sua regularidade, e que toma pulso firme a cada novo filme (ainda que, em
minha opinião, Procurando Elly
permaneça sendo sua maior obra) –, como também de Taraneh Alidoosti.
No primeiro filme em que ela aparece, Bela cidade, tinha apenas 19 anos. Ainda
muito jovem, um tanto imatura, mas que já sabia trabalhar a sua presença em
cena. É em suas mãos que Farhadi deixa o desfecho do filme. Enquanto soa a
campainha, ela permanece abaixada no quarto, fumando um cigarro. Ela não pode
aparecer para seu amado porque ele deve se casar com outra para salvar seu
irmão da morte. Um drama pesado, que a atriz consegue manter com seu olhar: ela
olha para a porta com desolação, não pode sair porque sabe que o que sente pelo
rapaz a bater à sua porta não é a coisa certa a se fazer. Num mesmo filme o sorriso juvenil da garota é ocultado pelo olhar da mulher experiente.
No segundo, Fogos
de quarta-feira, ela é a faxineira abelhuda e linguaruda, que se mete no
problema conjugal dos patrões sem saber o complemento. Mas neste caso ela
funciona como uma extensão do espectador: enquanto nós não podemos nos meter no
caso, ela lá está e age. Depois de perceber que um de seus comentários à esposa
estava equivocado, ela retorna à porta do apartamento. A esposa, que acreditava
que seu marido a traía com a vizinha do prédio, abre a porta. Nada é dito
porque o marido logo aparece. Mas o olhar da garota intrometida diz o que não
podia ser verbalizado. A presença revela o que a esposa tinha apenas enquanto
desconfiança.
O terceiro filme, Procurando Elly, em que ela é a personagem título, este seu olhar
misto de curiosidade e desencantamento serve a Farhadi para mostrar uma
personagem que não queria estar ali, ou melhor, que transmite dúvidas de se
deveria estar ali. Quando ela desaparece, no meio das férias, os amigos
suspeitando de que ela foi levada pela maré alta, permanece em nossa mente a
imagem daquela moça que estava dividida, daquele olhar desolado que ela já
apresentava em Bela cidade ao não
poder ver o amado, e em Fogos de
quarta-feira quando a patroa lhe havia tomado véu que permitia sua saída à
rua (não podia ver o noivo sem estar em sua posse). Taraneh Alidoosti desta vez
permanece em tela por apenas um terço do filme, e ainda assim a sua imagem
encontra-se em todo o resto da película. Antes de desaparecer, uma das mulheres
que dividem a casa de praia pede para que ela olhe as crianças. Ela ali não
queria estar. O olhar que ela dirige à amiga que vai à cidade e não quer
levá-la junto para comprar as passagens de volta para casa nos persegue pelo
resto do filme.
No mais recente filme desta colaboração diretor e atriz, O
apartamento, uma cena que passa despercebida, ou que poderia ser
considerada menor, é a que mais me chamou atenção a respeito da atriz. Depois
da invasão ao apartamento, e de ser agredida pelo invasor, sua personagem sofre
com medo de ficar sozinha. A certo momento, sai à varanda do apartamento, e
fica encostada à parede, tomando sol. De dentro do apartamento sai o marido,
que abre a porta e fala com ela. Ela se assusta, de leve, não menciona o susto.
Este ato discreto é um belo toque para a composição psicológica da personagem.
Uma figura abalada que qualquer distúrbio a perturba.
Taraneh Alidoosti possui essa competência
extraordinária para uma atriz de cinema: a capacidade de preencher a imagem com
significados profundos. Com sentimentos que não poderiam ser expressos, e que
são sentidos pelo espectador como reflexo. Mais que isso: preencher a imagem
com vida. É a atriz que preenche o que antes estava vazio. Que sabe trazer um
problema do passado para um momento presente (o telefonema que ela
não atende no carro, ao conversar com o amigo de Sepideh, em Procurando Elly).
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