terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Habemus Papam



Alguns filmes conseguem conquistar o espectador justamente pela áurea leve que emanam. É esta leveza que faz de Habemus Papam, novo filme de Nanni Moretti, tão divertido e simpático. Esta leveza é essencial ao filme ao tratar de algo tão denso e pesado, e de difícil acesso como a escolha de um novo papa. Os segredos seculares que rodeiam os ritos da igreja católica são sempre postos no cinema envoltos em uma aura bem diferente da empregada por Moretti aqui.

Uma das cenas mais marcantes, e que mostram a incrível capacidade do diretor italiano de fazer comédia, é quando todos os cardais estão juntos para eleger um novo papa. Nenhum deles tem muita certeza do que vão fazer, a única certeza que possuem é a de que não vão querer assumir o cargo mais importante da igreja católica. Moretti nos mostra o desespero dos cardeais sem colocar nenhuma palavra em suas bocas.

A cédula de votação está na frente de cada um dos cardeais, mas nenhum deles sabe que nome irá colocar ali. Ninguém escreve. Cada um fecha sua caneta. Muitos batem a caneta na mesa em sinal de clara ansiedade e nervosismo, olham para os outros, mas não conseguem se encarar. Depois que já entendemos o desespero dos cardeais, Moretti insere algumas falas para reforçar o discurso já proferido pela câmera.

Habemus Papam faz bem o seu papel de ser cinema.

Dirigido por: Nanni Moretti
Roteiro de : Nanni Moretti, Francesco Piccolo, Federica Pontremoli
Fotografado por: Alessandro Pesci
Estrelado por: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Jerzy Stuhr.
2011






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...