terça-feira, 5 de julho de 2011

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet

por: Yves São Paulo

Jean-Pierre Jeunet nos trás uma obra única e fabulosa com este que é o seu quarto filme, e o de maior sucesso. “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain” é um show para os olhos e ouvidos de quem assiste, e nos mostra que a terra natal do cinema está sempre a se reinventar e nos surpreender.

Para os nossos olhos, Jeunet nos deixa encantados com todas as cores vivas de cada cenário, onde o verde fica mais verde e o vermelho parece mais vermelho do que nas demais películas já feitas. Para os ouvidos os incríveis diálogos dos preciosos personagens e a maravilhosa trilha sonora de Yann Tiersen.

A história do filme nos mostra Amelie Poulain (Audrey Tautou) uma mulher de 28 anos que quer melhorar a vida de todos a sua volta, e que termina por se ver ajudando a si própria, bolando seus planos mirabolantes. Este pode parecer apenas uma versão francesa de “Forrest Gump” (Robert Zemmekis, 1994), mas vai mais além, já que não fica presa na narração do personagem principal, e sim do diretor, que mostra o que quer, utilizando artifícios incomuns, como ver através do bolso da roupa de Amelie e ver que ela carrega uma chave.

Logo esta não uma simples comédia romântica, o roteiro do longa nos envolve e faz desta uma produção única, que se um dia for regravada não passará de uma mera imitação. “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain” é uma verdadeira obra de arte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...