quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Hard Day's Night de Richard Lester

por: Yves São Paulo

Dia internacional do rock 'n' roll, e para comemorar este dia trago para o blog o filme "A Hard Day's Night" ou "Os Reis do iê, iê, iê" como aqui ficou conhecido, mas vou manter o título inglês por se tratar do nome da famosa música dos Beatles. Para quem não conhece esse filme que fique logo claro de que este não é apenas um filme sobre uma banda onde qualquer desculpa é usada para que o grupo toque suas músicas para fazer propaganda do seu novo disco, mas se trata de um filme que vem com algumas inovações para a época.

A “nouvelle vague” estava atingindo o seu auge, mexendo com a cabeça de todo jovem cineasta que queria mostrar mais que um musical com final feliz na tela, mas a realidade nua e crua das ruas do mundo todo, e é com esta ideia que Richard Lester faz o seu filme de maior sucesso. Ele faz “A Hard day’s...” possuir uma áurea de documentário, onde os quatro Beatles são chamados por seus nomes reais, fazendo com que parecesse que estamos a acompanhá-los em um dia comum, onde eles vão a uma TV gravar um programa.

Já que é para possuir uma áurea de documentário, Lester utiliza bastante a câmera na mão, recurso que ficou muito comum após a revolução do movimento francês. Desta forma, podemos seguir o quarteto pelas ruas, em suas correrias para fugir das fãs ou em festas que eles vão.

A cena de abertura da película, onde John, Paul, George e Ringo fogem de suas fãs ao som da música título já mostra logo o que veremos pela frente. Com uma montagem rápida (que hoje é chamada de montagem de videoclipe) Lester reúne diversos detalhes para que tudo pareça rápido, e se encaixe dentro do tempo da música, já que neste meio tempo cada componente do grupo já de disfarçou ou se escondeu em um lugar estranho, sem precisar mostrar como ele ficou daquele jeito ou como ele chegou ali.

São diversos os motivos que fazem deste filme um clássico que continua vivo até os dias atuais, mas talvez o que realmente o faz continuar novo através dos anos não seja a sua câmera na mão (na moda nos dias atuais graças às câmeras portáteis), mas a sua trilha sonora.

Clique no link abaixo e veja a cena de abertura do filme.

http://www.youtube.com/watch?v=j9FQhRu5HMs

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...