quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cães de Aluguel de Quentin Tarantino

por: Yves São Paulo

Em sua estreia no cinema, Quentin Tarantino nos mostra um cinema um pouco diferente do que estavamos acostumados a ver. Para não perder o hábito vou analisar a cena de abertura. Os bandidos estão todos sentados em uma típica lanchonete norte-
americana, e nós passamos a acompanhar a discussão depois que eles já terem comido. Falam sobre qualquer coisa do dia a dia, como uma interpretação da música da Madonna, "Like a virgn". Quem faz o personagem que disseca a canção é o próprio Tarantino. A câmera circula ao redor da mesa onde eles estão sentados vestindo seus ternos e gravatas finas. Logo em seguida vem a abertura, os bandidos de terno andando em direção ao espectador em câmera lenta e, fazendo closes em cada um, os seus nomes aparecem(dos atores), mesmo que o personagem quase não apareça no filme.
É uma história simples, um grupo de bandidos que planeja fazer um assalto a uma joalheria e que quando vão praticá-lo são impedidos pela polícia que aparece no local, o que faz levantar a suspeita de que alguém no grupo é um policial infiltrado. Mas o grande ponto do filme são os diálogos rápidos e afiados dos personagens típicos de Tarantino e a montagem da história, já que se ela fosse contada de forma linear seria mais um filme policial. Além disto tudo temos a trilha sonora, clássico no cinema tarantinesco, que até os créditos finais aparecem no filme através de programas de rádio. Em "Reservoir Dogs" os planos são longos, o que não é comum de encontrar no cinema moderno.
Em entrevista o diretor disse que poderia ter feito este filme com 13 mil dólares em uma garagem e algumas outras locações, mas para a sua sorte o ilustre Harvey Keitel queria atuar no filme, o que deu condição para que este filme fosse feito com um pouco mais de um milhão de dólares. Após esta produção Quentin Tarantino foi chamado para fazer filmes nos estúdios, mas não quis, e se isolou para que pudesse escrever "Pulp Fiction".
"Cães de Aluguel" se tornou um clássico nos últimos tempos, já que é mais um filme que fez milhares de pessoas modificarem a sua forma de ver e fazer filmes.
(Cães de Aluguel, título original: Reservoir Dogs, Quentin Tarantino, 1992)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...