sexta-feira, 12 de março de 2010

Sexta Cinematográfica: Um Crime na Rua

por: Yves São Paulo

Desta vez a sexta cinematográfica não tem video. O filme que aqui é citado, provavelmente, não existe mais, e se existe deve estar apodrecendo em algum porão úmido. Este filme é um curta-metragem que não é conhecido por muitos. Talvez seja o primeiro filme feito no interior da Bahia.
Como conseguiram fazer este filme? Segundo relatos, Olney São Paulo, diretor deste filme, de dois longas-metragens e diversos curtas-metragens, falecido em 1978, e um grupo de amigos conseguiram uma câmera de 16mm e foram fazer o filme. Escreveram o roteiro e o filmaram na ordem da história, já que eles não tinham como editar o filme.
Com o filme pronto foi apenas exibi-lo em clubes da cidade em que foi gravado Feira de Santana, e em diversas outras cidades no interior da Bahia. O filme foi feito entre os anos de 1955 e 1957 e tem dez minutos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

3° Los Angeles Braszilian Film Festival

por: Yves São Paulo

Antes de tudo devo colocar aqui uma notícia que chamou muito a minha atenção, o ator Will Smith pode estrelar uma refilmagem do filme "Suspeita" de Alfred Hitchcock. Quem quer que seja que vá fazer este filme deve ter muita coragem para entrar em tal empreitada.

Voltando para o tema descrito no título, no 3° festival de cinema brasileiro em Los Angeles (EUA) vão ter produções baianas! São eles:

Mostra Competitiva de Longas da Bahia:
Estranhos (Paulo Alcântara)
Pau-Brasil (Fernando Bélens)

Mostra Competitiva de Curtas Metragens da Bahia
Cães (Adler Paz e Moacyr Gramacho)
Clemência (Rita de Cássia)
Breve Passeio (Rafael Jardim)
Berço Esplêndido (Matheus Vianna, Rita de Cássia e Macarra Vianna)
Doido Lelé (Ceci Alves)
Nego Fugido (Cláudio Marques e Marília Hughes)
O Homem mais insuportável do Mundo (João Cassapava)
Paralelos (Alexandre Basso)
Pares (Matheus Vianna)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...