quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Woodstock - O Filme

por: Yves São Paulo
Há muito tempo atrás, em uma pequena cidade chamada Bethel onde a tranquilidade predominava foi, em agosto de 1969, palco do maior festival de música de todos os tempos, que ficou com o nome de uma outra cidade que não permitiu a instalação de tal festival, o "Woodstock".
Para todos que vieram depois o único modo de conhecer o acontecimento foi vendo o documentário produzido pela Warner Bros. (cujo dinheiro por ela pago ajudou a salvar o festival) "Woodstock, três dias de paz amor e música" (dirigido por: Michael Wadleigh em 1969). É um belo filme. Logo no inicio do longa-metragem temos as imagens da construção do palco, e belas tomadas dos campos verdes (o colorido destas tomadas devem ser apreciadas) tudo isso ao som calmo do trio Crosby, Stills e Nash.
É avançando um pouco mais no filme que vemos o seu diferencial. Cenas onde em um canto da tela temos uma ação e, de repente do lado que estava escuro aparece uma outra ação. O foco neste momento deve ser dado à apresentação do The Who que é iniciada com o guitarrista Pete Townshend que bate a guitarra contra a própria barriga. Esta ação é apresentada como fotos da guitarra batendo no músico, se afastando e novamente batendo nele.

Em outros momentos o filme é apresentado em um excelente widescreen, e em outros em fullscreen que não toma toda a tela. É algo totalmente diferente do que já foi feito e merecidamente ganhou o Oscar de melhor documentário. Para quem gosta de cinema vale a pena assistir, para quem gosta de rock é algo indispensável, já que Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin, Santana e muitos outros grandes nomes da música passaram por este lendário palco no mês de agosto de 1969.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...