quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Volta do Cinema Baiano

por: Yves São Paulo

O cinema baiano volta ao mercado. São muitos os filmes em longa-metragem que estão finalizados, ou estão em processo de finalização. citemos primeiro o filme "Cascalho" pronto desde 2004, mas que infelizmente não conseguiu a sua distribuição no circuito comercial. É baseado em uma obra de Herberto Sales, que, antes de morrer, escreveu o roteiro junto a Tuna Espinheira que é o diretor do filme e velho integrante do grupo de cineastas baianos. Esta película foi paga, em sua maior parte, por editais do governo, juntando 1,3 milhão de reais.
"O Homem Que Não Dormia" é o título da mais nova obra de Edgard Navarro. O filme ainda não está pronto e a história tem mais de 30 anos na cabeça do cineasta. Segundo o site "cinema do brasil" o filme tem o custo de 4 milhões, mas até agora só foi arrecadado metade disso. Outro longa-metragem que está pronto é o filme "Estranhos" do estreante em longas Paulo Alcântara que já teve a sua estreia em Salvador. "Ritos de Passagem" é o nome do longa de animação do animador Chico Liberato, responsável por colocar a Bahia, na década de 1980 no cenário da animação no Brasil. "Jardim das Folhas Sagradas" é o nome do filme de Pola Ribeiro que já teve suas filmagens finalizadas em 2006. "Trampolim do Forte" é uma película do diretor da nova geração de cineastas baianos que cresce a cada dia que passa, João Rodrigo Mattos, está em fase de finalização.
Para finalizar este texto o documentário que foi um sucesso no festival de Brasília de 2009, um dos melhores do país, "Filhos de João" é o nome do longa que durou 10 anos para ficar pronto e que foi prestigiado com alguns prêmios na capital do Brasil. O nome do diretor é: Henrique Dantas. O cinema baiano achou a sua tão esperada retomada, e esperamos que de agora em diante apenas cresça (e consiga distribuição no circuito comercial) e melhore!
Imagens: poster do filme "Cascalho".
Edgard Navarro na gravação do filme "O Homem Que Não Dormia".
Henrique Dantas juntos com os "Novos Baianos" no festival de Brasília.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...