terça-feira, 19 de janeiro de 2010

E o Vento Levou 70 Anos

por: Yves São Paulo

Neste ano que passou, o filme, que deixou de ser um simples filme, para virar uma personalidade da história do cinema, fez longos 70 anos. O que se pode dizer sobre esta grande produção? Primeiro temos que citar o produtor da película: David O. Selznick. Ninguém mais ninguém menos do que o homem responsável pela ida de Alfred Hitchcock para os EUA, e logo na primeira produção levaram o Oscar de melhor filme por "Rebecca" (1940), prêmio este que Selznick era especialista em ganhar, já que "Gone With The Wind" (o título original da produção) levou 10 estatuetas no ano anterior.
O colorido do filme é incrível, a única comparação que pode ser feita neste momento é com a película "Doutor Jivago"(Doctor Zhivago, 1965 dirigido por David Lean). Por isso uma das estatuetas que este belo longa-metragem levou foi o de fotografia, primeiro filme colorido a conseguir tal prêmio.
Victor Fleming é o diretor desta grandiosa película. Ele dirigiu, neste mesmo ano que gravou "e o Vento Levou", outro filme de grande sucesso e clássico obrigatório para qualquer cinéfilo: "O Mágico de Oz"(Wizard of Oz, 1939) apenas para citar a competência de tal cineasta.
Se trata de um romance ambientado na guerra civil. Este é um filme totalmente artesanal, já que na época não existia a computação gráfica da qual dispõem os cineastas atualmente, e que provavelmente seria gravado com fundo azul e não com os cenários muito bem feitos pela equipe da produção original. Não deixe de assisti-lo por causa das quase quatro horas de duração, pois assistindo a este filme o tempo parece passar mais rápido que assistido a um filme de duas horas de duração.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...